A Programação Neurolinguística (PNL) representa um conjunto de técnicas destinadas a aprimorar a comunicação, os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento pessoal.
Sua base repousa na premissa de que nossos pensamentos, linguagem e comportamento estão intrinsecamente interligados.
A modificação de um desses elementos tem o potencial de influenciar os outros.
A PNL engloba um conjunto de habilidades que desvendam a essência da comunicação, tanto internamente quanto externamente.
Qual é o significado de PNL?
Para uma compreensão mais profunda, é esclarecedor definir o significado dos termos “neuro”, “linguístico” e “programação”. Eis a explicação:
Neuro
Relaciona-se à mente e ao cérebro, especialmente no contexto de como os estados mentais (e corporais) impactam a comunicação e o comportamento.
A PNL oferece uma estrutura para a visualização de estados mentais e corporais, desenvolvendo mapas mentais que ilustram o funcionamento e a possibilidade de mudança.
Linguístico
Refere-se ao fato de que nossos estados mentais e corporais se manifestam em nossa linguagem e comunicação não verbal.
Por outro lado, a linguagem é a ferramenta que utilizamos para acessar o funcionamento interno da mente.
Os padrões linguísticos da programação neurolinguística nos instruem sobre como acessar informações inconscientes que, de outra forma, permaneceriam obscuras e inacessíveis.
Programação
Alude à habilidade de alterar nossos estados mentais e corporais. Você já ouviu a expressão “viver no piloto automático”, correto?
Para alguém treinado na PNL, isso significa que estão seguindo sua programação, que compreende pensamentos habituais, sentimentos, reações, crenças e padrões estabelecidos.
Aqueles com treinamento em programação neurolinguística compreendem como esses programas estão estruturados na mente e como acessá-los por meio da comunicação, possibilitando a modificação de comportamentos automáticos e programas desatualizados.
Como a PNL funciona?
No decorrer das conversas, a maioria de nós se concentra nas palavras. O que a pessoa está tentando comunicar e como devo responder?
Há muito tempo, compreendemos que as palavras representam apenas 7% do significado na comunicação (Mehrabian, 1972).
Por exemplo, quando alguém afirma estar disposto a auxiliar na organização de um evento social, mas sua voz soa monótona e sua expressão facial parece indicar que você acabou de propor uma coisa muito ruim… é evidente que algo mais está em jogo.
As palavras podem dizer “SIM”, mas a comunicação não verbal – os outros 93% – revela “ALGO MAIS”.
São esses 93% restantes da comunicação que refletem a PNL.
É um sistema que se concentra em compreender e utilizar o tipo de comunicação que verdadeiramente importa.
A maestria na comunicação não verbal torna alguém um mestre da comunicação. No entanto, existe algo ainda mais intrigante…
A maioria das pessoas não percebe que a comunicação engloba muito mais do que apenas interações interpessoais. Existe um vasto mundo de comunicação acontecendo dentro de sua mente e corpo.
Sua vida interior – seus pensamentos, atitudes e sentimentos – constitui uma forma ativa de comunicação.
Decifrando a comunicação interna
A comunicação mais crucial ocorre não entre as pessoas, mas dentro das pessoas.
A comunicação interna é um pilar da Programação Neurolinguística, originalmente conhecida como o estudo da estrutura da experiência subjetiva.
Isso significa que a PNL desvenda o que se passa em sua mente para que você possa utilizar esse conhecimento de forma construtiva. Eis como funciona:
Imaginemos que você está planejando um jantar com amigos e se sente extremamente tenso, embora não saiba exatamente por quê. Tudo parece estar bem, mas a tensão persiste.
Um praticante de PNL pode ajudar a identificar como você está criando esse estado de tensão em sua mente.
Envolve entender como você se comunica internamente consigo mesmo. No entanto, a comunicação interna é composta por imagens, sons e sentimentos.
Descobrir o que está causando seus sentimentos tensos implica descobrir quais imagens e sons estão associados a essa tensão.
Ao direcionar sua atenção para o mundo interior e observar o que vê e ouve dentro de si, é possível perceber que está imaginando cenários negativos relacionados ao jantar:
- Você visualiza sua casa em completa desordem quando os convidados chegam;
- Uma voz interna lhe diz: “Eles vão detestar sua comida.”
- Você imagina expressões de repulsa nos rostos dos convidados enquanto comem;
- Você se vê sozinho em casa, sem que ninguém apareça.
E assim por diante.
O ponto central é que você provavelmente não estava consciente de todos esses canais de comunicação interna.
Se você está tenso em relação ao jantar, provavelmente está reagindo a essas imagens e sons inconscientes enquanto eles estão moldando suas emoções.
Os sentimentos de tensão são reflexos dos outros canais de comunicação interna. Portanto, se você imagina cenários negativos relacionados ao jantar, é natural sentir tensão.
Conclusão
A Programação Neurolinguística (PNL) é uma abordagem que desvenda os segredos da comunicação, tanto entre pessoas quanto dentro de nossas mentes.
Ao compreender e utilizar os diversos canais de comunicação, a PNL capacita-nos a melhorar a interação interpessoal e a promover mudanças positivas em nossas vidas, reconhecendo que a comunicação mais vital ocorre internamente, moldando nossos pensamentos e emoções.